quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012




A propósito da caricatura de Bernardino Machado feita em 1928 por Álvaro Canelas da Silva Quilhó, o Dr. Emílio Ricon Peres enviou-me o texto que Aniceto Carmona escreveu sobre este artista:











Retirei a nota biográfica de Álvaro Canelas da Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira (Vol. V - pg. 721):


Reproduzo a crítica de Aquilino Ribeiro à exposição de Álvaro Canelas nas "Pratas de Arte", em Dezembro de 1932, inserida na "Ilustração" de 1 de Janeiro de 1933:



Reproduzo a capa do catálogo da Exposição no Studio da S.P.N em Abril de 1941 e um sugestivo desenho de 1932 - "A Caminho do Amanhã":

1 comentário:

Unknown disse...

Caro Senhor; Eu sou historiador da arte e eu vou procuras no momento no artista, Alvaro Canelas. Os posteriores vieram para Marrocos em 1933 fazer declarações nos edifícios portugueses em Marrocos. Eu gostaria de saber um pouco mais nesta viagem, você teria informação que poderia me ajudar. Obrigado anteriormente; muito cordialmente Mylène Théliol