sexta-feira, 30 de setembro de 2016






Para o LINO com um abraço fraterno!

















O meu blogue- - Uma previsão de Bernardino Machado


















“…E esse Manecas, que me orgulha como historiador do avô, por quem já se bateu valentemente, é heróico de espírito e de coração. Raros correligionários me honram tanto. E a sua dedicação consola-me muito do esquecimento mortuário a que as desgraçadas lutas da nossa terra condenam os esforços tenazes ainda dos que mais se sacrificaram por amor dela.”
- 29/X/1932







 
 
 
 
 
 
 
 
Bernardino Machado no 2º exílio viveu em La Guardia cerca de tres anos (Setembro de 1932/Agosto de 1935), de início no Hotel del Tecla e depois em residência alugada (Palacete dos Candeira)
 
 
Por volta de 1965, no regresso duma estada na praia de Cadavedo, nas Astúrias, passei com a Vitória Maria por La Guardia para recordar as férias de verão que aí passei em 1933 com meus Avós maternos, então no segundo exílio, hospedados no Hotel del Tecla.
Quando estávamos na rua do edifício, que embora mantivesse nos vidros das janelas as iniciais HT já não era hotel, preguntei a uma senhora, aparentando a minha idade, qual era o caminho para irmos ver a praia. Na conversa revelei ter estado na minha infância em La Guardia com meu Avô, e quando pronunciei o seu nome a senhora numa grande alegria disse-nos: “D. Bernardino! Lo conoci como a mi padre y mi madre”, e em pouco tempo reuniu algumas vizinhas que em grupo cantaram a canção com que saudavam o Presidente Machado! Claro, não esqueceram os beijos e guloseimas que recebiam…        


     
 
 

Sem comentários: